Portfólios são trabalhos ilustrativos dos alunos. Representam o seu pensamento, a sua maneira de agir, as suas competências e habilidades e a maneira pela qual colocará o seu trabalho acadêmico.
Pode ser também um material acumulado pelo desenvolvimento de um conjunto de ações de sucesso voltado ao melhor resultado de uma pesquisa ou de um trabalho. São situações interpessoais, de experiência desenvolvida dentro de um determinado período de tempo, por uma análise continua durante a evolução de um projeto.
O portfólio também pode ser usado na educação tanto por aluno quanto por professores, e tem o objetivo de fazer uma reflexão ou crítica sobre o seu andamento acadêmico, procurando melhorar sua competência, atitudes e conhecimentos.
O portfólio difundiu-se em espaço escolar na década de 90, com ênfase nos Estados Unidos. Tem sido evidenciado como o mais novo subsídios para uma avaliação dinâmica e eficiente do ensino.
Sua apresentação tem a proposta de mostrar a melhoria e qualidade da aprendizagem dos alunos e permite inserir reelaboracões de ações que são indispensáveis para o processo de ensinar. Essa ferramenta a serviço da educação tem como finalidade primordial proporcionar a aluno uma visão do seu conhecimento e da sua aprendizagem nas diferentes áreas curriculares e do seu desenvolvimento pessoal e educacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário