quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CAMINHOS E DESCAMINHOS NO PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO

Antes de aprofundar no tema da alfabetização é preciso compreendê-la tanto em seu sentido amplo como em seu sentido restrito ou específico. Entende-se a alfabetização em sentido amplo como um fator de mudança de comportamento diante do mundo em que estamos inseridos e possibilita a todos integrar-se à sociedade de forma crítica e dinâmica, tanto do ponto de vista social como individual. Já em sentido restrito ou específico a alfabetização pode ser vista como o processo de aquisição da língua escrita, ou seja, das habilidades básicas da leitura (decodificação) e da escrita (codificação).
Portanto a alfabetização deve estar ao alcance de todos, para que todos tenham as mesmas oportunidades de lazer, de integração na sociedade e de realização no campo profissional. Porque a alfabetização faz parte do processo de formação da personalidade da criança, por isso, não basta simplesmente que ela aprenda a ler e a escrever, é necessário que a criança encontre na leitura uma motivação permanente.
Para isso é preciso que a escola se organize e se estruture de forma que o ensino da escrita e da leitura não seja conteúdo central apenas das séries iniciais, mas que abranja todas as séries acompanhando toda a trajetória escolar do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário